Revista

Regulamentação autoriza consultas de enfermagem

 

 

Trabalho completa aquele feito pelos médicos, alerta sobre possíveis problemas e oferece importantes orientações e acompanhamentos

 
Foto: Jornal Atual

 

Uma resolução do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem ) de 9 de fevereiro deste ano regulamenta a consulta em enfermagem, que poderá ser realizada em consultórios e/ou clínicas especializadas.

A consulta de enfermagem tem várias utilidades, principalmente em relação a orientação e acompanhamento. Veja alguns exemplos abaixo:

– diabetes

– hipertensão arterial sistêmica

– alimentar

– planejamento familiar (métodos contraceptivos)

– pós-consulta médica ou alta hospitalar

– orientação sobre como tomar corretamente as medicações prescritas pelo médico inclusive horários adequados, para que não haja interação medicamentosa, aumentando a eficácia do tratamento

– orientações sobre recém-diagnóstico médico para qualquer tipo de doença

– orientações para famílias com idosos doentes sobre transtornos comportamentais e/ou demência

“A questão de organizar a medicação é importante, pois muitas vezes essa administração é feita de maneira errada e o remédio não faz o efeito desejado. Mas o motivo é porque ele é tomado em horários errados ou junto com outros medicamentos. Outro aspecto positivo da consulta de enfermagem é o exame físico completo, o que pode ajudar a alertar sobre possíveis problemas”, afirma Nayara Moreno, chefe de enfermagem da AleNeto Enfermagem.

Nayara, porém, faz questão de ressaltar: “A consulta de enfermagem não tem por objetivo diagnosticar nenhuma doença. Isso é feito apenas por médicos. A consulta de enfermagem tem o importante papel de servir de alerta e como um complemento do trabalho feito com o médico.”

 

A AleNeto Enfermagem, que atua em Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos e região, oferece consultas de enfermagem. Para saber mais sobre o assunto e conhecer de perto o trabalho da empresa, ligue (14) 3372-0631 e no telefone de plantão 24 horas (14) 99747-0154 ou faça uma visita no consultório que fica na Avenida Batista Botelho, 418, sala 4.

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 21 casos positivos de dengue, Eldorado e Centro os locais mais afetados

VER NOTÍCIA