Saúde

Exames médicos de imagem são seguros durante a gravidez

 

 

Muitas futuras mamães têm a seguinte dúvida: tomografia computadorizada causa algum tipo de reação em mulheres gestantes?

De acordo com o médico, Bruno Oliveira, do SDI (Setor de Diagnóstico por Imagem), da Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo, exames médicos de imagem são seguros e eficazes durante a gravidez.

Fluoroscopia radiografia e tomografia computadorizada (TC) usam raios-X para produzir imagens. Os raios-X são um exemplo de radiação ionizante. Este tipo de radiação pode ser prejudicial para gestação quando utilizados em quantidades elevadas, porém essas quantidades são raramente alcançadas em exames médicos.

Portanto, o risco potencial é muito pequeno. Mesmo que os riscos das radiações ionizantes sejam pequenos, é importante que o médico saiba que a mulher está grávida quando um exame de imagem de raios-x ou tomografia computadorizada for realizado. “Estar ciente de sua gravidez pode ajudar o médico a selecionar o exame de imagem mais adequado para sua condição e manter a exposição à radiação em níveis baixos e apropriados para produzir as informações necessárias”, explica.

Caso, a mulher realize um raio-x ou tomografia computadorizada e descobrir que estava grávida, não deve ficar preocupada. Com cuidado e planejamento adequado exame de Tomografia Computadorizada não vai expor o bebê a níveis de radiação que comprometeriam o crescimento e o desenvolvimento do feto.

“Você deve sempre seguir os conselhos do seu obstetra para garantir uma gestação saudável para você e seu bebê”, finaliza o médico.

 

 

Santa Cruz inicia vacinação contra dengue para crianças de 10 a 14 anos

VER NOTÍCIA

Casos positivos de dengue tem queda significativa em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Vacinação contra Poliomielite segue até dia 14 em todas unidades de saúde em Santa Cruz

VER NOTÍCIA