Entretenimento

Concerto da Orquestra de Câmara- Curto Circuito Musical lota Palácio da Cultura

 

 

Na noite do último sábado (23 de junho), a Orquestra de Câmara Santa Cruz deu início aos concertos do Curto Circuito Musical. A estreia não poderia ser melhor, com o Palácio da Cultura lotado e um clima de muita emoção e surpresas reservadas ao público.

O projeto de concertos do Curto Circuito Musical leva o codinome de “Cinema In Concert”. Este é o nome dos concertos, que deverão ocorrer em diversas cidades da região, levando cenas de filmes sincronizadas com as  respectivas trilhas sonoras a serem executadas pela orquestra dos jovens. A próxima cidade será Assis, em 7 de julho, no Cinema Piracaia, às 20 horas.

Entre as canções executadas estão: ‘Abertura dos Desenhos Walt Disney’, ‘Frozen- Let It Go’, ‘Rei Leão Can You Feel The Love Tonight’, ‘ A Bela e a Fera- Sentimentos’, ‘Rio Fly Love e Garota de Ipanema’, ‘Star Wars- The Imperial March e o Tema Principal’, ‘X-men- Sweet Dreams’, ‘Harry Potter- Tema principal’, Piratas do Caribe- ‘He’s a Pirate’, The Jaws- ‘Tema Principal’, ‘O Exorcista- The Exorcist Theme’, ‘Jurassic Park- Tema principal’, ‘Indiana Jones- Tema Principal’ e ‘Mudança de Hábito – Oh Happy Day’.

Em todas as canções, o público interagiu e se divertiu com sincronização entre música e cinema, que fazia com o que o público se sentisse dentro da ‘telona’. Entre os destaques, a trilha de ‘Star Wars’, em que os músicos tocaram os instrumentos de cordas com arcos iluminados. Para finalizar ‘Mudança de Hábito – Oh Happy Day’, com a execução da Orquestra e interpretação da monitora e cantora, Beatriz Bernardez.

A preparação da Orquestra para o concerto, com 21 integrantes, aconteceu ao longo de três meses sob o comando do violinista e Professor de Violino e Viola Clássica,  Paulo Camilotti Tavares. “No momento em que o país passa, o que precisamos é do que podemos presenciar aqui hoje, um concerto repleto de amor e dedicação de todos”, mencionou.

Além dos membros da Orquestra de Câmara (violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo), também participaram os músicos de base, contando ainda com instrumentos como piano e percussão.

O responsável técnico e artístico da Orquestra, José Magalli Junqueira agradeceu a todos que colaboraram para a realização do concerto. “Agradecemos ao secretário da Cultura, Frednes Botelho por todo o empenho no evento de hoje, e também ao coordenador do Projeto, Fabiano Moreira que veio da capital para prestigiar o concerto”.

O evento contou com a interprete de libras, Vanessa Palermo. A deficiente auditiva, Maria Carlota Oliveira de Almeida Lopes Batista, esteve presente e falou da emoção em poder acompanhar a apresentação. “Gostei muito, quem sabe assim, outras pessoas se sensibilizem na realização de apresentações que contem com a interpretação. Em Assis, também quero estar presente”, disse.

 

Integrantes relatam superação com o projeto

Isabela Vitoria Augusto da Costa, 16 anos, entrou na Orquestra de Câmara Santa Cruz, há nove meses. E desde que foi selecionada para o Curto Circuito Musical, passou a se dedicar ainda mais aos ensaios. “É uma experiência única, além disso, consegui provar para muitos que sou capaz”, conta.

Já Bruno Lourenço começou nas aulas junto com a criação do projeto e conta sobre sua evolução. “Hoje sou Spalla, e me dedico cada vez mais para me superar. Além disso, presencio vários amigos que infelizmente seguiram caminhos errados e eu como estou empenhado com a música tive outra oportunidade”, revela.

Cauã Funchal também foi um dos primeiros a iniciar no projeto e pretende seguir carreira. “Além dos instrumentos, a Orquestra me abriu as portas para notar o meu talento para composição”, diz.

Pais revelam a transformação da música na vida dos filhos

Após o concerto, foi aberto espaço ao público para um bate papo com os músicos e coordenação do projeto.

Fernanda Lima, mãe da aluna Mariana, revelou que a música curou a filha de uma depressão.

“Era revoltada, hoje é uma garota empolgada e talentosa, me orgulho muito dela. Obrigada a todos os envolvidos neste projeto”.

A mãe da aluna Lohana, Fabiana Ribeiro também comentou sobre a melhora no comportamento da filha. “Estou muito agradecida por vocês terem dado esta oportunidade a ela e as outras crianças e adolescentes dos bairros carentes da cidade”.

 

 

Secretaria de Cultura de Santa Cruz realiza oficina de “Poesia na Prática”

VER NOTÍCIA

Tradicional encenação da Paixão de Cristo será realizada nesta sexta-feira com apoio da prefeitura

VER NOTÍCIA

Balé de Santa Cruz conquista prêmio em festival na cidade de Marília

VER NOTÍCIA