Esportes

Futebol feminino ganha destaque com a Copa do Mundo Sub-20, mesmo com Brasil fora da competição

 

 

Lance do jogo que eliminou a seleção brasileira (Foto: CBF)

 

Aqueles que estavam carentes de um embate internacional após o fim da última Copa do Mundo podem agora acompanhar mais um torneio mundial. A Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20 teve início no último dia 5 e vai decorrer por todo o mês de agosto, até a grande final que acontece na sexta-feira, dia 24. Os jogos estão ocorrendo na França e está é a nona edição do campeonato organizado pela FIFA. Ele acontece a cada dois anos para jogadoras de até 20 anos de idade.

Entretanto, é bom alertar os fãs do futebol nacional que a seleção brasileira não está mais no torneio. Estreando com uma derrota de 3 a 2 contra o México logo no início da copa, dia 5, as meninas até que conseguiram manter nosso país na competição durante a segunda rodada, que aconteceu dia 8. Mas foi por pouco, após um empate nos minutos finais contra a Inglaterra. No último domingo, 12, as jogadoras deram adeus ao título de vez, após derrota para a Coreia do Norte por 2 a 1.

No jogo da terceira rodada do torneio a seleção nacional sentiu o peso da pressão. Sendo a última do grupo B, a vitória era essencial para as meninas se manterem no campeonato. As brasileiras até tentaram ir para cima, mas as norte-coreanas mantiveram a defesa forte e abriram o placar nos minutos finais do primeiro tempo, com gol de Sum-Im Son.

Na segunda metade do embate, o técnico Doriva Bueno já iniciou o jogo fazendo duas substituições, o que foi uma boa decisão, já que uma delas, Geyse, empatou a partida com bola recebida de Valéria.

A partir daí, o Brasil continuou tentando, mas as adversárias não deram espaço para passes e finalizações. As norte-coreanas permaneceram no contra-ataque aguardando uma falha do time oposto, o que aconteceu nos acréscimos, em uma cobrança de falta. Kum-Ok Choe foi a responsável pela definição do placar que colocaria final da participação brasileira no mundial.

Isso rendeu à Coreia do Norte uma pontuação de 6 pontos e a classificação para as quartas de final. O próximo jogo do time será contra a França, nesta quinta-feira, em que as jogadoras buscarão o terceiro título para o país, que já venceu o torneio em 2006 e 2016, a última edição.

Domingo também foi um dia de celebração para a seleção inglesa, a outra classificada do Grupo B e primeira da chave, com 7 pontos. Em matéria de futebol, a Inglaterra é conhecida por sua história de quase vitórias, mas ultimamente o país tem se saído melhor. Fato que todos puderam testemunhar nesta última Copa do Mundo, em que chegaram até a semifinal, indo mais longe até que o Brasil – algo inesperado até pelos próprios ingleses e tido por muitos como apenas resultado da sorte. No entanto, a equipe feminina sub-20 do país parece seguir os mesmos passos vitoriosos da seleção nacional masculina, ao golear o México no último dia 12, terminando com um placar de 6 a 1.

Mesmo com nosso time fora da disputa, este torneio contribuiu para aumentar a visibilidade do futebol feminino não só em nosso país, como no mundo. O mundial da seleção principal também ocorrerá na França, mas apenas ano que vem, e pode ser a chance das brasileiras levarem seu primeiro título para casa.

 

 

 

Futsal feminino de Santa Cruz vence Ibitinga e esta na final da Copa Record

VER NOTÍCIA

Vagas abertas para aulas de Beach Tênnis em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Prefeitura de Santa Cruz inicia a cobertura da piscina municipal

VER NOTÍCIA