Revista

Santa Cruz realiza Encontro de Horticultura Sustentável

 

 

Evento trará especialista em práticas orgânicas para falar com produtores rurais

 

Santa Cruz do Rio Pardo sediará o 1º Encontro de Horticultura Sustentável no dia 30 de outubro, nas instalações da Hidroceres, empresa que produz e comercializa mudas para todo o país. Programado para as 14h, o evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura da cidade em parceria com o Sindicato Rural e o SENAR SP/FAESP, entidades voltadas à produção rural. Programado para receber até 40 participantes, o encontro é gratuito traz para a cidade o engenheiro agrônomo especialista em produção sustentável Sérgio Pimenta. A objetivo é reunir produtores rurais e técnicos interessados em conhecer de perto práticas de produção mais econômicas e saudáveis.

Consultoria grátis de especialista – O 1º Encontro de Horticultura Sustentável de Santa Cruz colocará um especialista no assunto em contato direto com produtores e técnicos do setor. Formado pela Esalq/USP, o professor e engenheiro agrônomo Sérgio Pimenta atua como consultor junto a agroempresas e entidades interessadas em produção sustentável. Sediado em Botucatu, ele é conhecido na região por seu trabalho com produtores de Avaré que migraram do sistema convencional para práticas agrícolas orgânicas fazendo uso de controle das lavouras e de técnicas de plantio fáceis de implantar. São procedimentos simples que podem garantir aos produtores a diminuição dos custos de produção e também elevar a qualidade dos alimentos.

Modelo prático – Para ampliar a base de informação do evento, será apresentado um breve documentário do Projeto NEA – Avaré (Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Avaré), que há cerca de cinco anos tem fomentado a produção de alimentos orgânicos com sucesso naquela cidade, promovendo uma mudança bastante positiva no cotidiano e nos resultados de produtores locais.

Iniciativa coletiva – O evento é resultado da visita do secretário de agricultura de Santa Cruz, Erik Barreto, à um dos cursos do projeto NEA–Avaré. “É uma tendência de mercado que merece ser colocada em pauta. Os desdobramentos dependerão do interesse dos produtores em levar adiante esse processo de conhecimento e prática”, avalia Barreto.

Para compor a parceria, o município convidou o Sindicato Rural de Santa Cruz, que por sua vez trouxe o apoio do SENAR SP/FAESP. “Estamos retomando práticas que foram disseminadas na década de 90, em trabalhos de extensão rural. Essa retomada pode trazer benefícios aos produtores, como, inclusive na comercialização dos produtos, pois há uma demanda para esse mercado na região”, afirma Antônio Consalter, presidente do SRSC.

A iniciativa tem o apoio da Hidroceres, fornecedora de mudas e sementes que atende todo o mercado nacional. Referência de mercado, a Hidroceres tem incentivado práticas saudáveis, abrindo-se a parcerias que possam beneficiar seus clientes. “Esse evento torna-se bastante oportuno no momento em que a normativa sobre rastreamento de produção começou a ser aplicada em todo o país”, avalia Junior Basseto, presidente da empresa. O Caderno 360 também participa promovendo o evento por seu compromisso com iniciativas de produção sustentável e de preservação ambiental.

Os convites gratuitos são limitados e estão disponíveis no Sindicato Rural, na Hidroceres e na Secretaria Municipal de Agricultura de Santa Cruz do Rio Pardo.

Mais informações:

14 3332.1100 – Hidroceres

14 3373-2223 – Secretaria Municipal de Agricultura

14 3372-5454 – Sindicato Rural

14 99653.6463 – eComunicação / Caderno360

14 3332.4020 – Secretaria Municipal de Comunicação

 

 

 

Sindicato Rural e ACE Santa Cruz promovem evento gratuito “Mulheres, descubram-se no campo”

VER NOTÍCIA

Riscos e a solução para a cigarrinha do milho em nossa região

VER NOTÍCIA

Evento agrícola terá venda de almoço revertida para Santa Casa e Apae

VER NOTÍCIA