Saúde

Levar ou não o idoso doente para viajar?

 

 

Muitas famílias ficam com a mesma dúvida quando se aproximam Natal e Ano Novo: levar o idoso para a viagem de fim de ano ou não.

Desde que ele não seja acamado e tenha condições de sair de casa, a resposta é: sim. É claro que o idoso, mesmo com alguma doença, deve participar das atividades de filhos e netos. Deixar o idoso em casa, quando o mesmo ainda apresenta condições clínicas satisfatórias, pode fazer com que ele se sinta excluído, o que pode ser péssimo em médio e longo prazo.

“Muitas vezes as famílias decidem deixar o idoso afastado das viagens acreditando que o mesmo não gostaria de fazê-las ou se sentiria cansado e incomodado. A melhor forma de saber isso é perguntando para o mesmo. Mas não perguntando por perguntar. Tem de ser de uma forma que o idoso sinta-se de fato convidado e que a presença dele vai alegrar a todos”, fala Nayara Moreno,  chefe de enfermagem da AleNeto Enfermagem.

Caso decida-se pela viagem, é importante alguns cuidados:

– levar a caixa de medicações completa

– certificar-se de que no lugar da hospedagem há um lugar bem confortável para o idoso e adaptações necessárias (se for o caso), como no banheiro

– procurar criar um meio que respeite os horários das refeições dele. Mesmo que a família não queira almoçar e jantar no mesmo horário, que o idoso possa fazê-lo

– garantir a liberdade de escolha ao idoso e não ficar impondo passeios contra sua vontade. Ele precisa ter uma estrutura para fazer sua própria programação. Com segurança, é claro.

– verificar e ter em mãos endereços e telefones de farmácias, hospitais e UPAs próximos, em caso de emergência

– se necessário (e na maioria das vezes é) levar um cuidador.

Com tudo bem programado e planejado, esses dias fora de casa fará um bem enorme ao idoso, ajudando inclusive em sua autoestima e tratamento.

A AleNeto Enfermagem, que atua em Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos e região, São Paulo e Santos, oferece o serviço de acompanhamento em viagens e tem plantões completos de enfermagem, cuidador de idosos, para mamães e recém-nascidos e babás. Para saber mais sobre o assunto e conhecer de perto o trabalho da empresa, ligue (14) 3372-0631, (14) 99747-0154, (11) 94182-7647 ou (13) 99675-0026. Visite também o site em www.alenetoenfermagem.com e as páginas no Facebook (@AleNetoEnfermagem) e no Instagram (@aleneto_enfermagem).

 

 

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 21 casos positivos de dengue, Eldorado e Centro os locais mais afetados

VER NOTÍCIA