Entretenimento

Sexta-feira tem “Grito de Carnaval” no Centro Cultural

 

 

Vamos esquentar o samba no pé, porque na sexta-feira, dia 22, tem “Grito de Carnaval” no Centro Cultural Special Dog. A programação terá início às 18h30, com uma imperdível matinê ao som dos corais infantil e jovem, sambas e marchinhas que vão colocar a criançada para dançar e brincar. E a partir das 20h, o Coral Adulto do Centro Cultural se apresenta entoando canções em um repertório cheio de sambas antigos e as marchinhas, com toda a animação que o Grito de Carnaval traz.

O repertório foi montado com as lendárias marchinhas de carnaval brasileiras que tiveram origem no final do século XIX, a partir das marchas portuguesas. Já no Brasil, o primeiro registro de “marchinha” foi a composição “Ó abra alas” de Chiquinha Gonzaga, em 1889.

As marchinhas de carnaval consagraram-se entre as décadas de 1920 e 1960, após esse período entraram em declínio, porém, nunca chegaram a desaparecer. As letras escracham o “jeitinho brasileiro”, são divertidas e retratam os costumes e a história do país no século passado.

Entre os sucessos estão “O Teu Cabelo Não Nega” (1932) “Mamãe eu quero” (1937), “Chiquita Bacana” (1948), “Me Dá Um Dinheiro Aí” (1959), “Cabeleira do Zezé” (1963) e muitas outras. No repertório do “Grito de Carnaval” deste ano, sambas de compositores consagrados serão entoados como Ary Barroso, Noel Rosa, Dorival Caymmi e Candeia.

 

 

Secretaria de Cultura de Santa Cruz realiza oficina de “Poesia na Prática”

VER NOTÍCIA

Tradicional encenação da Paixão de Cristo será realizada nesta sexta-feira com apoio da prefeitura

VER NOTÍCIA

Balé de Santa Cruz conquista prêmio em festival na cidade de Marília

VER NOTÍCIA