Entretenimento

Centro Cultural Special Dog promove mais uma edição do evento “Grito de Carnaval”

 

 

Publicidade

 

Aquecimento para a festa mais popular do País acontece no dia 14 de fevereiro a partir das 18h30, em frente à sede do CCSD

 

O Centro Cultural Special Dog promoverá no dia 14 de fevereiro, a partir das 18h30, mais uma edição do evento “Grito de Carnaval”. Composto por apresentações de alunos dos cursos de coral e de percussão, além de músicos do Centro Cultural, o aquecimento para a festa mais popular do País será gratuito e aberto ao público.

Às 18h30, terá início a matinê, ao som dos corais Infantil 1 e 2, além de sambas e marchinhas. “Esse momento será dedicado a toda a família, mas principalmente à criançada, que poderá dançar e brincar ao som das principais canções de carnaval”, comenta Juliana Manfrim, gestora cultural do CCSD. A partir das 20h, entrarão em cena os alunos do Coral Adulto e do Coral Jovem do Centro Cultural. “Essas turmas entoarão canções num repertório cheio de sambas antigos e as marchinhas, com toda a animação característica do evento”, completa.

A novidade desta edição serão os concursos de Melhor Fantasia e de Melhor Bloco. Todo o público presente poderá participar e será avaliado por uma equipe do Centro Cultural.

O repertório do “Grito de Carnaval” foi produzido com as lendárias marchinhas de carnaval brasileiras, que tiveram origem no final do século XIX, a partir das marchas portuguesas. Já no Brasil, o primeiro registro de “marchinha” foi a composição “Ó abra alas”, de Chiquinha Gonzaga, em 1889.

As marchinhas de carnaval consagraram-se entre as décadas de 1920 e 1960. Após esse período, entraram em declínio, mas nunca chegaram a desaparecer. “As letras escracham o ‘jeitinho brasileiro’, são divertidas e retratam os costumes e a história do país no século passado”, diz Juliana. Na edição deste ano do “Grito de Carnaval”, sambas de compositores consagrados serão entoados, como, por exemplo, “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil.

 

 

 

 

Balé de Santa Cruz conquista prêmio em festival na cidade de Marília

VER NOTÍCIA

Turma do Pagode abre o carnaval de Santa Cruz nesta sexta-feira

VER NOTÍCIA

Turma do Pagode e Demônios da Garoa no carnaval de Santa Cruz

VER NOTÍCIA