Saúde

Febre Maculosa pode ser a causa da morte de homem de 39 anos em Santa Cruz

 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que encontra-se em investigação um óbito por febre maculosa. A vítima é um homem de 39 anos .

SOBRE A DOENÇA

A Febre Maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O carrapato-estrela não é o carrapato comum, que encontramos geralmente em cachorros – a espécie Amblyomma cajennense, transmissora da doença, pode ser encontrada em animais de grande porte (bois, cavalos, etc.), cães, aves domésticas, gambás, coelhos e especialmente, na capivara.

É uma doença que começa de forma repentina, com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, falta de apetite, desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas que crescem e se tornam salientes.

Por essa razão, é de extrema importância informar durante o atendimento se esteve em regiões onde há cavalos ou animais silvestres ou em locais onde foram registrados casos de febre maculosa.

PREVENÇÃO

Para se proteger e facilitar a visualização dos carrapatos e dos micuins é muito importante que, ao entrar em locais de mato, a pessoa esteja de calças e camisa compridas e claras e, preferencialmente, de botas. A parte inferior das calças deve ser posta dentro das botas e lacrada com fitas adesivas. Se possível, evitar caminhar em áreas infestadas por carrapatos. Aos primeiros sintomas é necessário procurar imediatamente o tratamento médico.

 

 

Santa Cruz inicia “Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite”

VER NOTÍCIA

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA