Saúde

Dia Mundial do Rim: Para prevenir cálculo renal a dica é mais água

 

 

 Especialista alerta para o perigo da desidratação nos dias quentes

 

        Você sabia que o forte calor, como o dos últimos dias, pode afetar a saúde dos rins? É que, com as altas temperaturas, o corpo transpira mais, exigindo uma hidratação mais intensa, e a falta de água no organismo pode contribuir para a formação dos cálculos renais. Segundo Guilherme Palhares Aversa Santos (foto), médico nefrologista do Sistema Hapvida, o baixo consumo de água está entre os mais importantes fatores de risco para a formação do cálculo renal. “Beber pelo menos dois litros de água por dia é uma das principais atitudes para prevenir a litíase renal, conhecida também como pedra nos rins”, lembra.

        É importante ficar atento às condições do tempo para fazer a reposição adequada de líquidos. “As pessoas que trabalham expostas ao calor, como os profissionais que trabalham ao ar livre na construção civil, devem ter atenção para manter um consumo satisfatório de água”, explica. Incluir várias fontes de frutas e hortaliças na alimentação, reduzir o consumo de alimentos industrializados e praticar uma atividade física regularmente engrossam a lista de medidas que auxiliam na prevenção desses cálculos. 

      O nefrologista explica ainda que o consumo da água também é importante durante as crises renais. “Nesse período, deve-se manter uma boa ingestão de água para que ocorra uma diurese adequada, de modo a auxiliar na eliminação do cálculo renal.” O especialista reforça a orientação de procurar atendimento médico assim que surgirem os primeiros sinais. “A dor gerada pela movimentação do cálculo renal, ocorre mais comumente nos homens do que nas mulheres. Os sintomas mais típicos são dor nas costas, dor ao urinar e necessidade de urinar mais vezes que o habitual.”

 

 

Festas Juninas: Nutricionista dá dicas para aproveitar as guloseimas sem peso na consciência

VER NOTÍCIA

Santa Cruz inicia vacinação contra dengue para crianças de 10 a 14 anos

VER NOTÍCIA

Casos positivos de dengue tem queda significativa em Santa Cruz

VER NOTÍCIA