Saúde

Você sabia? Apenas 1,8% dos brasileiros doa sangue com regularidade

 

 

Duas horas do seu tempo podem aumentar esse número e salvar até três vidas

 

Operando no limite. É assim que os bancos de sangue estão trabalhando para atender as demandas de pacientes que precisam de uma transfusão, por exemplo. De acordo com Daniel Ditzel, hematologista do Sistema Hapvida (foto), no Brasil, 1,8% da população doa sangue com regularidade. E nos meses de junho, julho e agosto, a situação pode se agravar ainda mais, já que o inverno e as férias acabam afastando os voluntários.

Neste mês, a campanha Junho Vermelho chama a atenção para a importância das doações. Para incentivar essa atitude solidária, que leva em média duas horas, o especialista esclarece algumas dúvidas. Para quem pensa que o sangue doado demora a ser reposto pelo organismo, o hematologista explica que o volume doado começa a ser restituído 24 horas após a doação. “Para o homem, o plasma é renovado em até 72 horas; os glóbulos vermelhos em aproximadamente quatro semanas, e o estoque de ferro precisa de oito semanas. Para a mulher, após uma doação de 450 ml de sangue, o estoque de ferro demora um pouquinho mais em comparação com os homens e chega a ser renovado em aproximadamente 12 semanas”.

Segundo Ditzel, cerca de 450 ml, o equivalente a uma bolsa de sangue, pode ajudar a salvar até três vidas. “O sangue doado não é usado apenas para cirurgias. Os diferentes componentes do sangue possibilitam várias utilizações. O sangue total é usado em cirurgias e traumas; as plaquetas em tratamentos oncológicos, transplantes de órgãos e cirurgias; o plasma em pacientes com queimaduras ou distúrbios de coagulação, por exemplo”.

Outra informação importante é que o volume total de sangue doado não pode passar de 8 ml/kg de peso para as mulheres e 9 ml/kg de peso entre os homens. “Logo, para doar até 450 ml, mais os 30 ml necessários para a realização dos exames laboratoriais exigidos pelas leis, o voluntário não pode ter menos de 50 kg”. Para fazer a doação, o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ter ocorrido até aos 60 anos. “Os menores de 18 anos, desde que cumpram todos os requisitos básicos, já estão aptos para doar, mas precisam de autorização dos pais ou responsáveis”, conclui o especialista. 

 

 

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 21 casos positivos de dengue, Eldorado e Centro os locais mais afetados

VER NOTÍCIA