Entretenimento

Concerto ‘A Evolução da Música’ é apresentado em Jacarezinho

 

 

O quarto concerto da Orquestra de Câmara Santa Cruz na turnê “A Evolução da Música”, do Curto Circuito Musical II, aconteceu no último domingo (24 de julho), no palco do CAT (Conjunto Amadores de Teatro), em Jacarezinho (PR). O público lotou a ‘casa’ para assistir ao espetáculo.

O evento foi realizado através da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Além da apresentação ser uma viagem sonora do século 16 ao século 20 através da música e teatro, na ocasião também foi a oportunidade para homenagear o maestro de Jacarezinho, falecido em 2019, Paulo Braga Diniz.

Violoncellista do “Trio Beethoven”, Paulinho, como carinhosamente era tratado, esteve nos Estados Unidos, ( Yellow Springs-OHIO) ao lado da regente americana, Shirley Strom Mullins, ocasião em que parte importante de sua obra para Orquestra de Cordas foi editada e gravada naquele país.

Da vasta obra do Maestro Paulo Braga Diniz, entre duos, trios, quartetos, música sacra polifônica, a Orquestra de Câmara Santa Cruz, pinçou da obra editada nos Estados Unidos, “BRAZILIAN IMAGES”, o “PASTORINHO” para apresentar ao público na noite deste domingo. Na canção o compositor Braga Diniz traça um fértil diálogo dos instrumentos da orquestra, relembrando temas das antigas canções de roda do nosso folclore brasileiro.

A EVOLUÇÃO DA MÚSICA

Ao longo de todo o espetáculo, as músicas e as performances dos atores apresentaram para a plateia o desenrolar da História da Música através dos tempos e os principais compositores de cada movimento cultural, religioso e até mesmo relacionado a política da época.

A Companhia Teatro das Oito é responsável pela parte cênica, que permeia todo o concerto, por meio dos atores Isabela Gonçalves e Matheus Flores.

A bailarina Lia Cristina de Souza Brenhe também é uma das participações especiais na canção ‘O Lago dos Cisnes’- (Tchaykovsky).

A cantora Beatriz Bernardez interpreta junto à Orquestra de cordas ‘Quem Sabe?”- (Carlos Gomes) e ‘O mio Babbino Caro’- (Puccini).

O concerto contou também com a interprete de libras, Kelly Andrade.

O Curto Circuito Musical II é realizado através de recursos originados da Lei Rouanet- Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura). Cronograma completo da turnê ainda será definido. O primeiro concerto da Programação ocorreu na noite do dia 12 de março de 2022, na Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo e o segundo em 16 de abril no Teatro Municipal “Padre Enzo Ticinelli”, em Assis e o terceiro no dia 29 de maio, no Teatro Miguel Cury, em Ourinhos

As empresas patrocinadoras através do repasse de percentual do Imposto de Renda são: Supermercados Avenida, Santa Massa, Solito, Paschoalotto, São João Alimentos, Ourimadeiras e Bafari.

Nova agenda de concertos para finalizar a turnê deve ser aberta em breve.  

 

 

Projeto Orquestra de Câmara está de casa nova

VER NOTÍCIA

Secretaria de Cultura de Santa Cruz realiza oficina de “Poesia na Prática”

VER NOTÍCIA

Tradicional encenação da Paixão de Cristo será realizada nesta sexta-feira com apoio da prefeitura

VER NOTÍCIA