Política

Aprovado projeto de Ricardo Madalena proibindo construção de pequenas hidrelétricas em toda extensão do rio Pardo

 

 

Foi aprovado na Assembleia Legislativa na última quarta-feira (21) o Projeto de Lei nº 198 de 2017 de autoria do deputado Ricardo Madalena que proíbe a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em toda a extensão do Rio Pardo. Agora o projeto segue para sanção ou veto do governador.

Madalena destacou a importância do Rio Pardo para agricultura, pecuária, diversidade de fauna e flora, e abastecimentos dos municípios da região. “O Rio Pardo é fonte de vida para a nossa população e por isso é nosso compromisso cuidar dessa riqueza natural para as próximas gerações”, destacou o parlamentar que é líder da bancada do Partido Liberal (PL).

O Rio Pardo também tem grande importância para o turismo ecológico, principalmente em Santa Cruz do Rio Pardo que foi classificado como Município de Interesse Turístico (MIT) através de Projeto de Lei de autoria do deputado Ricardo Madalena que garante repasses do Governo do Estado para investimentos no setor. “Foi uma solicitação da população que não medimos esforços para atender”, enfatizou.

Através de ofícios, reuniões e ações, o parlamentar alertou as autoridades competentes para os riscos causados pelas atividades das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no rio como a redução dos níveis da água que prejudica a pesca, a agricultura, o turismo e demais atividades que dependem dos recursos, além dos impactos socioeconômicos e ambientais.

“As pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) produzem uma pequena quantidade de energia, mas trazem danos irreversíveis para o meio ambiente e para as atividades econômicas que sustentam tantas famílias”, declarou.

Em seu percurso e afluentes o Rio Pardo passa por 20 municípios, sendo eles: Pardinho, Botucatu, São Manuel, Pratânia, Lençóis Paulista, Borebi, Itatinga, Avaré, Cerqueira Cesar, Iaras, Águas de Santa Bárbara, Manduri, Óleo, Bernardino de Campos, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu, Chavantes, Canitar, Ourinhos e Salto Grande.

 

 

Secretaria de Meio Ambiente realiza mutirão de limpeza em avenida do Jardim São João

VER NOTÍCIA

Santa Cruz lança projeto “Todas In Rede” com presença de Secretário de Estado

VER NOTÍCIA

Em projeto pioneiro prefeitura lança o “Emprega PCD” em Santa Cruz

VER NOTÍCIA