Saúde

Dia Mundial da Voz: Hidratação e descanso estão entre os principais cuidados

 

 

Chamar a atenção da população para a importância da voz e conscientizar sobre os cuidados essenciais para preservá-la. Com esse objetivo, foi criado o Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril.

Segundo André Jorge de Oliveira (foto), otorrinolaringologista da Hapvida NotreDame Intermédica, hoje, em qualquer profissão, dificilmente a voz não é usada, então, a prevenção é indispensável e extremamente importante para qualquer pessoa.

“Apesar dos cuidados com a voz serem relativamente simples, tudo depende do quanto a pessoa usa, qual a necessidade que a pessoa tem de falar alto e se o uso dessa voz é profissional ou não, por exemplo, no caso de cantores e educadores. Mas, em linhas gerais, algumas dicas de cuidados são válidas para todos”, explica.

Entre eles, está a hidratação. A quantidade adequada de água, segundo o especialista, fica em torno de 35ml por quilo de peso ao dia. “É uma recomendação importante para a saúde de modo geral, mas, no caso do cuidado com a voz, é indispensável. A vibração das cordas vocais é facilitada quando o muco está mais fluido e isso acontece com o organismo bem hidratado. Em termos de temperatura, sempre é bom evitar excessos, evitando tomar água gelada demais. Outro fator importante é lembrar que as cordas vocais são músculos e, como todo músculo, precisam de tempos de descanso”, recomenda.

 

Outras formas de proteger a voz

Não grite: “Todo grito é um trauma na corda vocal. É muito comum torcedores, em partidas decisivas, chegarem em casa sem voz ou com a qualidade vocal ruim devido aos excessos e aos gritos.”

Não fume: “A voz é produzida com o ar que sai dos nossos pulmões, assim, encontramos mais um motivo para não fumar, pois, além de comprometer a função respiratória, as substâncias presentes no cigarro são extremamente nocivas para as cordas vocais.”

 

 

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 21 casos positivos de dengue, Eldorado e Centro os locais mais afetados

VER NOTÍCIA