Saúde

Prefeitura de Santa Cruz inicia nebulização contra dengue, dois casos positivos de Chikungunya foram confirmados

 

 

A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou hoje, 8, a nebulização na Região da Vila Mathias e no Parque das Nações, regiões onde positivou duas pessoas para Chikungunya.

A equipe de controle de vetores estará nos próximos dias visitando as casas e realizando a nebulização. O inseticida utilizado pela equipe é fornecido pelo Ministério da Saúde, o SciELO, extremante seguro.

Assim a equipe orienta a população a manter portas e janelas abertas, alimentos cobertos ou recolhidos, animais (cães, gatos e pássaros) não devem permanecer no local!

A região recebeu apenas 150 litros de inseticida da DRS de Assis, sendo que deste total, 30 litros foi disponibilizado para Santa Cruz do Rio Pardo. Segundo especialistas seria necessário 300 litros apenas para Santa Cruz.

 

Dois casos positivos de chikungunya em Santa Cruz do Rio Pardo

 

A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que há dois casos positivos de chikungunya em Santa Cruz do Rio Pardo, na região da Vila Mathias, e ainda mais quatro casos em investigação.

A Chikungunya é uma doença infecciosa febril que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus (mesmos mosquitos que transmitem a dengue e a febre amarela, respectivamente).

SINAIS E SINTOMAS

O início dos sintomas pode levar de dois a dez dias para ocorrer e os sintomas são: febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele, porém cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas.
A principal diferença entre a dengue e a chikungunya é a dor nas articulações, muito mais intensa na chikungunya, afetando principalmente pés e mãos, geralmente tornozelos e pulsos. Ao contrário do que acontece com a dengue, não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.

 

 

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 21 casos positivos de dengue, Eldorado e Centro os locais mais afetados

VER NOTÍCIA