Saúde

Especialista dá dicas de como ter uma visão saudável

 

 

Oftalmologista orienta sobre a prevenção de doenças oculares

 

A adoção de hábitos saudáveis e cuidados simples, mas importantes no dia a dia, são essenciais para manter uma boa visão. Além disso, algumas dessas medidas também ajudam a prevenir o surgimento de doenças oculares como a conjuntivite.

De acordo com Daniel Mattos, oftalmologista da Hapvida NotreDame Intermédica, alguns fatores como exposição em excesso aos raios UVs, o fumo e a má higienização ocular podem interferir na saúde dos olhos. “Ao adotar essas medidas de prevenção, você estará dando um passo importante para preservar sua visão. Contudo, como cada pessoa pode ter necessidades específicas, é importante consultar um profissional de saúde ocular para orientações individualizadas”.

Confira seis dicas para prevenir doenças dos olhos:

1 – Avaliação profissional: consultar um oftalmologista regularmente é fundamental para detectar problemas oculares precocemente. Faça exames completos para avaliar a saúde dos seus olhos e corrigir qualquer problema visual.

 

2 – Proteção contra raios ultravioleta: a exposição excessiva aos raios UV pode aumentar o risco de catarata, lesão ocular que afeta progressivamente a visão, e degeneração macular, que afeta diretamente a retina. “Use óculos de sol de qualidade que bloqueiem os raios UV e use chapéus de abas largas ao sair em dias ensolarados”.

 

3 – Descanso para os olhos: se você passa muito tempo olhando para telas de computador, celular ou tablet, o especialista orienta a fazer pausas regulares para descansar os olhos. “A regra 20-20-20″ é útil, ou seja, a cada 20 minutos, olhe para algo a 20 pés (cerca de seis metros) de distância por 20 segundos”, ensina.

 

4 – Alimentação saudável: uma dieta equilibrada, rica em nutrientes como ômega-3, vitaminas C e E, zinco e luteína, pode ajudar a proteger os olhos contra danos causados pelo envelhecimento. “Inclua alimentos como peixes gordurosos, frutas cítricas, vegetais verdes folhosos e nozes em sua alimentação”, recomenda.

 

5 – Evite o fumo: o tabagismo está associado a um maior risco de desenvolvimento de doenças oculares, como catarata, degeneração macular e danos no nervo óptico. “Se você fuma, considere buscar ajuda para parar e proteger sua visão”.

 

6 – Cuidados com a higiene ocular: lave as mãos antes de tocar nos olhos ou ao colocar ou remover lentes de contato. “Evite compartilhar objetos pessoais relacionados aos olhos para reduzir o risco de infecções”, alerta o médico.

 

 

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 21 casos positivos de dengue, Eldorado e Centro os locais mais afetados

VER NOTÍCIA