Revista

Sindicato Rural e ACE Santa Cruz promovem evento gratuito “Mulheres, descubram-se no campo”

 

 

Ação traz palestras e bate-papos sobre empreendedorismo feminino no agronegócio

 

Com o intuito de auxiliar e fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo feminino no setor do agronegócio, a Associação Comercial e Empresarial de Santa Cruz do Rio Pardo integra uma grande parceria com as principais entidades e órgãos da cidade e do Estado de São Paulo. A parceria foi feita para promover, de maneira gratuita, o evento “Mulheres, descubram-se no Campo”, que tem o objetivo de estimular as mulheres que desejam investir no ramo da agricultura e pecuária. O foco do evento é viabilizar o encontro das mulheres para troca de conhecimentos, informações e compartilhamento de suas experiências.

O evento será realizado no dia 10 de novembro, com início às 9h na sede da ACE Santa Cruz, e reunirá diversas lideranças e personalidades representativas da área. Para realizar a inscrição, entre em contato com a ACE pelo telefone 14 3332-5900. Também é possível inscrever-se pelos telefones 14 3372-5454 (Sindicato Rural), 14 3332-2308 (Secretaria de Desenvolvimento) e 14 3332-2311 (Secretaria de Agricultura).

 

Programação

A abertura do evento, que conta com Daniela Pelizzoni como mediadora, será composta pelas boas-vindas do Presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz, Antônio Salvador Consalter, pelo Prefeito da cidade, Diego Singolani, e pelo gerente do SEBRAE-SP, Thiago Bueno Ferraz.

Na sequência, haverá o início das palestras. A primeira será ministrada pela Dra. Adriana Menezes, Coordenadora Executiva da Comissão Semeadoras do Agro, que abordará as ações da FAESP em prol das mulheres do campo. A segunda palestra fica por conta da Dra. Juliana Farah, Vice-Presidente da Comissão Semeadoras do Agro, com o tema “Protagonismo feminino: do empreendedorismo ao acesso a crédito no campo”.

A programação segue com a palestra online “Amar é se cuidar”, com Ana Eliza Angelieri, voluntária da ONG Orientavida, que tem como missão capacitar mulheres que viviam em situação de vulnerabilidade. O encerramento das conversas será feito por Roberta Leal, Analista do SEBRAE-SP, com a palestra “Descubra-se”.

O evento contará ainda com o Atendimento do Banco do Povo – um Programa de Microcrédito Produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com as prefeituras municipais.

Além da vasta programação, o evento contará com almoço para os participantes, música ao vivo, sorteio de brindes e a presença de estandes de produtoras locais.

 

Uma grande parceria

Para a realização do evento, o Sindicato Rural e a ACE Santa Cruz compõem a parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, SEBRAE-SP, Prefeitura Municipal, Semeadoras do Agro, CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, FAESP – Faculdade Evangélica de São Paulo, SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e SEBRAE Delas.

 

Dados do empreendedorismo feminino no agronegócio

Este é um mercado que, historicamente, tem predominância de lideranças masculinas, uma realidade que ainda está presente na rotina das empresárias. No entanto, esse cenário tem mudado cada vez mais ao longo dos últimos anos. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Embrapa e IBGE, atualmente, cerca de 1 milhão de mulheres administram mais de 30 milhões de hectares no país.

Ainda segundo o IBGE, 31% das propriedades rurais no país são comandadas por mulheres. Além disso, elas ocupam 19% dos cargos de direção em empresas do agronegócio brasileiro. A porcentagem ainda é pequena comparativamente à predominância masculina, mas representa um número crescente em relação a anos anteriores.

 

 

Riscos e a solução para a cigarrinha do milho em nossa região

VER NOTÍCIA

Evento agrícola terá venda de almoço revertida para Santa Casa e Apae

VER NOTÍCIA

Santa Cruz realiza Encontro de Horticultura Sustentável

VER NOTÍCIA