Educação

Parceria entre Special Dog Company e Instituto Avisa Lá oferece capacitação a educadores de escolas de Santa Cruz do Rio Pardo

 

 

Diretores e gestores escolares recebem formação e multiplicam o conhecimento em todas as instituições de ensino municipais da cidade. 

 


Uma parceria entre a Special Dog Company, fabricante brasileira de pet food, e o Instituto Avisa Lá,  organização sem fins lucrativos dedicada à formação continuada de educadores, já impactou positivamente a formação escolar de mais de duas mil crianças de 19 instituições de ensino de Santa Cruz do Rio Pardo. A ação faz parte do programa “MAIS Sustentável”, especificamente referente ao pilar “Sociedade”. A iniciativa, que também engloba “Meio Ambiente”, “Animais” e “Indivíduos”, foi lançada em 2022 e, em apenas um ano, teve resultados expressivos.

Desde 2017, o Projeto de Formação de Gestores da Educação Infantil desenvolve um processo de capacitação de diretores e gestores escolares da rede pública com foco na educação da primeira infância. Esses profissionais participam mensalmente de encontros formativos envolvendo as metodologias que serão utilizadas diariamente no trabalho junto a crianças de zero a seis anos. Indiretamente, mais de 200 professores são qualificados todos os meses.

A cada ano, um novo tema é escolhido como dinâmica central. Com base nele, os profissionais participam da capacitação e planejam  como aplicar esses novos conhecimentos por meio de propostas de trabalho com as crianças  que envolvem leitura, escrita e, claro, muitas brincadeiras. Entre 4 e 8 de dezembro, foi realizada uma mostra dos trabalhos das crianças. A temática de 2023 foi artes visuais e os trabalhos puderam ser vistos nas unidades de educação infantil participantes do projeto.

O cuidado da Special Dog Company com a comunidade ultrapassa as barreiras da empresa”, conta Karina Fernandes Soares, Analista de Desenvolvimento Sustentável da Special Dog Company. Para ela, o investimento social privado na educação pública é fundamental, as empresas têm o papel de estreitar as relações e parcerias, mediando e influenciando as ações de responsabilidade social, contribuindo para uma sociedade mais justa. “O assunto é tão importante que está atrelado aos objetivos da Agenda 2030 da ONU: o ODS 4, que faz referência ao acesso integral à educação de qualidade“, completa.

Instituto Avisa Lá trabalha como uma ponte entre a iniciativa privada e as prefeituras – neste caso, a Special Dog Company e o município de Santa Cruz do Rio Pardo. O foco está em direcionar verba para ações que melhorem a educação pública através do fortalecimento técnico dos profissionais de educação.

Segundo Cisele Ortiz, coordenadora adjunta do Instituto Avisa Lá, a primeira infância é muito importante para a evolução integral do ser humano e o impacto da docência nesse período é poderoso. “Nessa fase a criança está aprendendo a ser, estar e pertencer, por isso todas as interações com o professor afetam seu desenvolvimento. Queremos melhorar a qualidade do que se oferece para as crianças, valorizando o seu potencial, visando o momento presente e lembrando que esses pequenos cidadãos têm direito à boa educação, ao desenvolvimento pleno e a receber o melhor tratamento. Empresas locais, poder público e terceiro setor, atuando juntos, ganham força na promoção da justiça social e da equidade na educação para todas as crianças“, complementa.

 


Cenário do investimento social privado no Brasil

 

De acordo com um documento publicado em fevereiro de 2021 pelo Banco Mundial, o impacto da crise sanitária de Covid-19 na educação foi relevante em todo o mundo e cerca de 120 milhões de crianças na região da América Latina e Caribe perderam ou correram o risco de perder o ano letivo. Como resultado, a pobreza na aprendizagem poderia subir e chegar a mais de 60% entre crianças de 10 anos de idade.


Neste contexto, o apoio do setor empresarial no Brasil tem feito a diferença para a recuperação dos níveis educacionais. A pesquisa Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC), realizada anualmente pela Comunitas, indicou que os investimentos corporativos em educação eram estáveis até a pandemia, com média de R$ 1 bilhão por ano desde 2016. Em 2023, aumentaram consideravelmente e ultrapassaram a casa dos R$ 3 bilhões.

 


O projeto virou livro

 

O trabalho do Instituto Avisa Lá, apoiado pela Special Dog Company, foi transformado no livro ‘Ler, Escrever e Brincar: Modos de Viver a Infância na Escola’. A obra tem duplo propósito: registrar as aprendizagens do grupo de profissionais da Educação Infantil de Santa Cruz do Rio Pardo e orientar e consolidar a prática pedagógica das escolas da rede pública. O material pode ser acessado, na íntegra, por meio do LINK.

 


Instituições participantes do programa em Santa Cruz do Rio Pardo

 


CEIM Alzira Porto de Castro, CEIM Ângela Maria Claudino Sato, CEIM Antônio Manfrin, CEIM Criança Feliz, CEIM Dirce da Silva Pereira, CEIM Diva Zacura, CEIM Sebastiana Molitor de Oliveira, CEIM Stella F. C. Rocha Quagliato, CEIM Tereza Maria de Jesus, EMEI Arco Íris, EMEI Idê de Castro Borges, EMEI Peralta, EMEI Pingo de Gente, Creche Firmino Magnani, EMEIEF Profª Maria José Rios, EMEIEF Frei José Maria Lorenzetti, CEIJ Professora Dayse Maria Sanches, CEIJ Professor Moraes e CEIJ Professor Wilson Gonçalves.

 

Mais sobre o Projeto de Formação de Gestores da Educação Infantil: https://avisala.org.br/index.php/sobre-nos/ 

 

Mais sobre a Special Dog Company: https://www.specialdog.com.br/quem-somos

 

Mais sobre o programa Mais Sustentável: https://www.specialdog.com.br/maissustentavel

 

 

Prefeitura de Santa Cruz reinaugura creche Ângela Maria Claudino Sato

VER NOTÍCIA

Creche da Estação será inaugurada na próxima sexta-feira

VER NOTÍCIA

Alunos do Sesi Santa Cruz irão participar de competição nos Estados Unidos

VER NOTÍCIA