31/07/2017

Após ataque de hacker, prefeitura de Santa Cruz ficará fechada ao público por dois dias

 

 

A prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo emitiu uma nota ao final da tarde desta segunda-feira (31), informando que não haverá atendimento ao público na terça (01) e quarta-feira (02), e somente trabalho interno, isso porque na última sexta-feira (28), o sistema de informática do executivo foi alvo de um vírus.

A nota diz ainda que o problema acabou ocasionando a perda de dados e informações entre os dias 18 e 28 de julho, e que arquivos anteriores a essas datas não foram afetados. A nota termina dizendo que tudo está sendo feito para que os dados sejam recuperados, e que as demais repartições públicas do município irão atender a população normalmente.

Na realidade a informação de que os computadores da prefeitura haviam sofrido ataque de um hacker foi uma noticia exclusiva veiculada pelo jornalista Diego Singolani, da radio Alternativa FM.

Segundo o jornalista na última sexta-feira, 28, os servidores de internet e dados da prefeitura, responsáveis pelo acesso à rede e pelo controle de todos os dados do sistema do município, foram alvo de um ataque hacker.

Além disso, o próprio banco de dados, que contém informações como pagamentos de taxas e impostos, protocolos, dados da contabilidade, controladoria, ponto de funcionários, entre outros, também foi atacado. 

Os servidores teriam sido derrubados (desligados) na sexta-feira e o sistema, com todos os dados do município, criptografado (codificado com uma senha desconhecida).

Após a noticia ter sido divulgada a assessoria de imprensa do município tentou negar o fato, e disse que apenas havia acontecido uma queda de energia e com isso ocasionado uma falha no sistema.

A informação da assessoria de imprensa foi desmentida pela próprio prefeito, Otacílio Parras Assis (PSB), na radio Alternativa "Sofremos um ataque, mas que nada se perdeu, tudo foi recuperado, é a informação que eu tenho, ainda não tenho muitas informações" disse Otacílio.