30/06/2025

Cateter Hidrofílico garante mais autonomia e segurança a pacientes em Santa Cruz do Rio Pardo

 

 

Santa Cruz do Rio Pardo deu um importante passo na modernização do cuidado com pacientes que necessitam realizar o cateterismo intermitente limpo (CIL). A introdução do cateter hidrofílico na rede pública de saúde tem proporcionado maior autonomia aos pacientes, reduzido riscos de infecção e promovido inclusão social.

O procedimento de cateterismo intermitente limpo é essencial para pacientes com bexiga neurogênica, mielomeningocele e lesão medular. Tradicionalmente, utilizava-se uma sonda uretral de PVC, mais rígida, que exige a aplicação de anestésico local e apresenta maior risco de lesões uretrais, estenose de uretra, infecções urinárias e formação de cálculos renais.

O cateter hidrofílico, por sua vez, representa um avanço significativo. Considerado o padrão-ouro para a realização do CIL, ele já vem pronto para o uso e possui lubrificação adequada, o que evita lesões durante o procedimento. Além disso, sua utilização reduz substancialmente os riscos de contaminação e complicações urinárias, o que melhora a adesão ao tratamento.

“O grande diferencial, além da prevenção de infecções e lesões, é a autonomia que os pacientes ganham com o cateter hidrofílico. Muitos dependem de familiares, especialmente dos pais, para realizarem o cateterismo. Agora, com o novo dispositivo, eles poderão realizar o procedimento sozinhos, o que possibilita sua inserção no mercado de trabalho”, explicou Ana Karolina, enfermeira do SAD.

Em março de 2025, representantes da saúde de Santa Cruz do Rio Pardo participaram de um Fórum de Gestão Pública, onde o novo cateter e seus benefícios foram apresentados. A partir dessa experiência, iniciou-se uma pesquisa de campo para identificar os pacientes que ainda utilizavam o modelo tradicional e avaliar sua adaptação à nova tecnologia. Em parceria com estomaterapeutas da cidade de Marília, foi realizado um treinamento que demonstrou excelentes resultados.

Diante do sucesso da fase inicial, o município deu início à implantação oficial do projeto de cateterismo intermitente limpo com cateter hidrofílico em sua rede pública de saúde.

A administração municipal tem demonstrado compromisso em garantir acesso a tecnologias de ponta e qualidade no atendimento à população. Santa Cruz do Rio Pardo está empenhada em sempre oferecer o melhor aos seus pacientes. O projeto Toque de Alívio é mais uma prova de que investir em saúde é investir em dignidade e qualidade de vida.