03/07/2017

Conciliadores e mediadores realizam protesto em Santa Cruz

 

 

Os conciliadores e mediadores de Santa Cruz do Rio Pardo, que atuam no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Tribunal de Justiça de São Paulo, realizaram um protesto no final da tarde de sexta-feira (30).

Os profissionais (advogados e psicólogos) cobram uma resposta da autoridades em relação aos valores de ajusta de custo que eles tem direito por lei a receber, e não estão recebendo.

[caption id="attachment_4439" align="alignnone" width="396"] Cartazes exibidos durante a manifestação[/caption]

 

"Nós mediadores e conciliadores estamos revindicando que as autoridades cumpram a lei Federal que diz que os tribunais terão que remunerar os mediadores e conciliadores. Hoje, no Brasil, em regra, quem entra com um processo o juiz designa para que antes haja um diálogo entre as partes no Cejusc,  onde nos acolhemos essas pessoas e as auxiliamos para que ambas dialoguem e cheguem a um consenso. Nós mediadores e conciliadores somos imparciais, os assuntos são todos mantidos em sigilo. Contribuímos com o judiciário para que os processos diminuam, mais de 80% de acordos ocorrem nos Cejuscs do Estado de SP., aqui em Santa Cruz acredito que beira aos 70%" disse Patrik Harada, um dos participantes da manifestação.

Harada continuou "O governador em 2015 elaborou um projeto de lei estadual , aprovou e depois vetou a remuneração, Geraldo Alckmin disse que não cabe ao governo remunerar e o Tribunal de Justiça por sua vez disse que não tem previsão orçamentária, enquanto isso Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais dentre outros Estados todos remuneram os conciliadores e mediadores".

A manifestação da última sexta-feira também ocorreu em praticamente todo o estado de São Paulo.

 

[caption id="attachment_4438" align="alignnone" width="422"] Manifestantes gravaram um vídeo que será enviado ao Tribunal de Justiça de SP[/caption]