08/01/2025

Dengue: Prefeitura de Santa Cruz lança campanha #ofimdapicada

 

 

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, através da Secretaria de Saúde, realizou um encontro dos servidores municipais na manhã desta segunda-feira, 6, com o objetivo de apresentar a campanha #ofimdapicada. O evento contou com a presença do Prefeito Otacílio Assis, Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Controle de Vetores, Fiscalização, Meio Ambiente, Educação, Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiras, além de secretários municipais.

A campanha #ofimdapicada será realizada entre os dias 6 e 14 e janeiro, promovendo ações de orientação e eliminação de criadouros do mosquito aedes aegypti em toda a cidade.

No ano de 2024, 3732 casos foram notificados como suspeita de dengue, dos quais 2824 foram confirmados, enquanto que 853 tiveram o diagnóstico negativo. O maior pico de notificações ocorreu durante o mês de maio, em que aproximadamente 1200 casos foram registrados – destes, 457 em uma única semana. Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 5500 pessoas faleceram em decorrência da dengue até outubro de 2024, além de outros 1591 óbitos que estão em investigação. Foram mais de 6,5 milhões de casos confirmados no país.

A Secretária Municipal de Saúde Anelise Link (foto) destaca a importância do tema e também de abordá-lo em meio às pequenas comunidades. “Quando o assunto é trabalhado nas escolas, por exemplo, a criança leva ele para dentro de casa. Ela vai mobilizar o idoso, os pais, todos dentro da casa”, exemplifica.

A secretária pontua que as informações chegam não somente pela escola, mas pelas redes sociais, televisão, pelos amigos e colegas. Para ela, é preciso disseminar a campanha #ofimdapicada de todas as formas: “Peçam para a igreja do seu bairro falar sobre isso também, uma reunião de bairro ou no grupo de mulheres. Mesmo uma rápida palavra após o culto de domingo, por exemplo, já pode fazer com que alguém se atente à prevenção ao aedes aegypti”.