
Ipaussu recebe show do projeto Violas do Brasil no sábado (21), com os grandes clássicos da moda de
No dia 21 de abril, sábado, a cidade de Ipaussu receberá um show especial do projeto Violas do Brasil, apresentado pelo músico João Ormond acompanhado por grandes violeiros. O grupo trará a história da viola caipira do chamado “cinturão caipira brasileiro” através de músicas regionais e composições próprias. A apresentação acontece às 20h, no CCI (Centro Comunitário Ipaussuense).
A Moda de Viola é uma das expressões musicais brasileiras mais conhecidas e apreciadas, principalmente no interior do estado de São Paulo. Por isso, o projeto pretende homenagear esse estilo musical levando até a população apresentações gratuitas com grandes clássicos da viola, interpretados por João Ormond e seus convidados, mesclado a músicas de autoria do violeiro.
O espetáculo Violas do Brasil é montado com a união dos ingredientes musicais do chamado “Cinturão Caipira Brasileiro”, que é formado pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Esses estados são conhecidos pelo nascimento da moda de viola no Brasil, e cada um deles desenvolveu esse estilo musical de forma diferente, com características únicas.
A apresentação irá contextualizar cada um dos estilos de viola, com músicas características e contação de causos sobre as particularidades desses estados. Com isso, o projeto pretende apresentar as influências dessas regiões na construção de uma identidade nacional da viola.
Para a Secretária Municipal de Educação e Cultural de Ipaussu, Regina Aparecida Galvanin da Costa, “será um enorme prazer recebermos esta atração em Ipaussu, pois proporcionará uma noite repleta de sons agradáveis aos nossos ouvidos, nos transportando através dos relatos e contos às épocas mágicas e saudosas, eternizadas em nosso contexto histórico musical. O show Violas do Brasil é de extrema importância para o fomento cultural da sociedade Ipaussuensse”.
O Violas do Brasil é uma realização do Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da Prefeitura Municipal de Ipaussu e patrocínio da Raízen.