09/05/2017

Lucas Pocay e Deputado Ricardo Madalena anunciam conquista da licença para obra do Contorno Ferroviá

 

 

 

O Deputado Ricardo Madalena esteve no gabinete do Prefeito Lucas Pocay na manhã de sexta-feira (05) para anunciar a obtenção da licença ambiental que autoriza o início das obras do Contorno Ferroviário. O projeto, que há anos se arrasta em Brasília, foi autorizado pelo Ibama, que nas próximas semanas dará o aval ao processo de licitação. O Prefeito Lucas Pocay explica que com a licença em mãos, o próximo passo é a busca de recursos para execução da obra.

“A concessão da linha férrea no país é um assunto que está sendo bastante discutida, em especial a malha paulista. A partir do momento que eles vierem discutir a malha sul, a qual Ourinhos faz parte, deve acontecer uma negociação com o Governo Federal para definir se a Rumo (atual concessionária da malha ferroviária que passa pela cidade) renovará a concessão com a condição de se fazer os investimentos necessários”, comenta.

Caso não haja negociação para que os investimentos sejam feitos através da concessão, como explica o Prefeito, o segundo caminho é a busca de recursos através do orçamento do governo federal.

“Nós vamos buscar recursos para fazer o investimento na obra em Brasília. Já estamos agendando uma audiência com o Ministro dos Transportes para que ele possa introduzir dentro da LDO do Governo Federal este valor, que já constava antigamente, mas devido à situação que se arrastava, havia sido retirado”, comenta Lucas.

 

Ao mesmo tempo em que o projeto do Contorno Ferroviário sai do papel, o Prefeito também agiliza o plano para implementar um novo meio de transporte, como exemplo do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que tem como objetivo oferecer o transporte público através de trens nos trechos desativados pela Rumo. Ele ressalta que Ourinhos possui mais de 20 quilômetros de linha férrea que, seguindo exemplos de países modernos que obtiveram resultados positivos, podem ser ainda bastante explorados para o transporte tanto de passageiros como de cargas.

“Nós temos uma grande vantagem da linha férrea cortar grande parte da cidade. No projeto do Contorno, a proposta não é a retirada da linha, mas sim do pátio de manobras situado no centro da cidade que é o gargalo da situação. A partir do momento que fizer o contorno, a linha existente passa a ser do município e aí o projeto do VLT entra em ação, trazendo um transporte moderno onde pessoas que residem próximo a linha poderão fazer uso como meio de transporte”, explica o Prefeito.

“Já estamos avançando na área desativada pela Rumo – do Centro ao Santos Dumont, perto do aeroporto – e já iniciamos projetos naquela região para conseguir o quanto antes utilizar essa linha para o transporte de passageiros. Estamos inclusive em contato direto com a empresa para que a linha seja compartilhada na cidade como todo, independente do contorno”, fala.

         O deputado estadual Ricardo Madalena diz que a luta para a concretização do projeto do contorno ferroviário se estende por 11 anos e que este é um momento importante para Ourinhos.

“A obra do contorno vem desde 2006. Agora podemos falar que estamos com chances reais de findar esse sonho tão esperado por Ourinhos. Tenho um sentimento de gratidão e conquista depois de tanto tempo. Esse é um primeiro passo que aos poucos irá modificar todo o cenário do transporte público da cidade com tantos projetos modernos e eficazes que o Prefeito Lucas Pocay têm e que devem melhorar as condições do dia a dia da população”, ressalta Madalena.

ANTT dá sinal positivo para a linha turística entre Ourinhos e Salto Grande - O Prefeito Lucas Pocay, durante encontro com o Deputado Estadual Ricardo Madalena, sexta-feira (05), na Prefeitura, anunciou a possibilidade da utilização da linha férrea do trecho entre Ourinhos e Salto Grande para transporte turístico de passageiros. Agora, o prefeito deve apresentar o projeto técnico necessário para a implantação do projeto, viabilizado através de um pedido feito pelo deputado Ricardo Madalena à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

“Há uma linha desativada entre Ourinhos e Presidente Prudente. Através do deputado Ricardo Madalena fizemos a solicitação para utilizarmos o trecho entre Ourinhos e Salto Grande para fins turísticos. A ANTT nos respondeu positivamente pedindo para que apresentássemos os projetos técnicos, mostrando a viabilidade, para que eles possam autorizar o uso, além de também cederem dois vagões para esse fim. Ficamos muito contentes com o retorno positivo. É um conceito que vai fomentar o turismo daqui e da cidade vizinha também”, ressalta Lucas.

Para ele, a implementação da linha turística será uma forma de criar um novo ponto de vista sobre a linha férrea. “A cidade cresceu e a linha férrea que muito se era utilizada foi esquecida. Nós precisamos cultivar o carinho e o zelo pelo que Ourinhos possui e essa é, com certeza, uma oportunidade de aproximar a população. É claro que nossa prioridade é o VLT, mas se antes já conseguirmos implantar o trem turístico, ficaremos bastante contentes”, fala.

O deputado Ricardo Madalena parabeniza o prefeito por sua iniciativa que considerou muito sensata. “Visitei outro dia um trenzinho que sai da estação da Luz, em São Paulo, e segue até Paranapiacaba, que é um distrito de Santo André, ABC Paulista. A atração é tão procurada que é preciso comprar o ingresso com 50 dias de antecedência. Esse projeto do Lucas me fez lembrar esse trenzinho que, com certeza, gera renda e emprego à população daquela região, melhorias na economia, já que vai haver uma injeção financeira, sem contar a questão turística que é de suma importância para os municípios. As pessoas vão frequentar os restaurantes, visitar os pontos turísticos e isso abrirá um leque ainda maior do que poderá ser feito”, avalia.

Lucas quer um plano de mobilidade urbana como legado para próximas gestões - O prefeito Lucas Pocay declarou sexta-feira (05) durante encontro com lideranças políticas em seu gabinete que a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana – que inclui a utilização do trecho de linha férrea de Ourinhos - deve ser muito bem elaborado para que as próximas gestões sejam impactadas pelas ações bem norteadas da atual administração.

“Quando pensamos em mobilidade urbana, temos que pensar nos próximos 30 anos, temos que falar de transporte coletivo, linha férrea, ciclovia, acessibilidade urbana para os deficientes físicos, todos de uma forma geral devem ser atingidos e ter suas vidas alcançadas pelos investimentos feitos anteriormente. O plano de mobilidade é como a gente quer enxergar a cidade lá na frente e por isso precisamos trabalhar com detalhes. Estamos elaborando este plano, pensando sobre a vinda de uma empresa técnica para nos auxiliar neste trabalho minucioso para que ele seja bem definido e possa ter suas delimitações atendendo as necessidades da população”, fala.

Com tantas ações e projetos, o objetivo do prefeito é desenvolver Ourinhos de forma sustentável, incentivando ainda mais seu crescimento.

“O que a gente quer é transformar a cidade, onde as pessoas possam realizar seus sonhos, se sentirem felizes. Se quiserem investir, que consigam, se quiserem realizar projetos, que consigam. Queremos uma cidade pulsando desenvolvimento, onde o poder público faz sua parte, sendo parceiro, motivando com suas ferramentas, oferecendo serviços e espaços públicos de qualidade. Queremos é que Ourinhos seja referência no país e no mundo”, diz.