Prefeitura de Ourinhos inicia reforma do Centro Cultural Tom Jobim
As obras de reforma e revitalização iniciam na próxima segunda-feira
A Prefeitura de Ourinhos formalizou nesta quarta-feira (2) o contrato para o início das obras de reforma e revitalização do Centro Cultural Tom Jobim, um dos mais importantes espaços de formação artística da cidade. As obras terão início na próxima segunda-feira, 7 de abril, e representam um investimento de R$ 2.280.000,00, com apoio do Governo do Estado de São Paulo.
O anúncio foi feito durante uma visita técnica realizada no local, que contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Jeferson Bento, da gerente da Escola Municipal de Bailado, Aline Frederico, do gerente da Escola Municipal de Música, Raul Antonio de Oliveira Junior, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Urbano, Mobilidade e Licenciamento, Dimerson Guilmo, além de professores, servidores e representantes da empresa Construtora Aquarius Ltda, vencedora da licitação e responsável pela execução da obra.
O projeto prevê a modernização completa da estrutura e entre as melhorias estão:
* Substituição do telhado
* Instalação de elevador
* Reformas na rampa de acesso
- Cobertura das áreas externas
- Reforma completa dos banheiros
- Ampliação e adequação das salas de aula
A iniciativa tem como objetivo oferecer mais conforto, adaptabilidade, acessibilidade e segurança aos alunos e frequentadores, além de valorizar um dos principais patrimônios culturais da cidade. O espaço é reconhecido por sua importância na formação de músicos e bailarinos, abrigando a Escola Municipal de Música e a Escola Municipal de Bailado. .
Com área de 2.130 m² dividida em três pavimentos, o Centro Cultural Tom Jobim oferece mais de 20 cursos gratuitos para crianças, jovens e adultos. O espaço conta ainda com auditório, biblioteca, 12 salas com isolamento acústico, além do Teatro Elizabetano, ao ar livre, usado para apresentações e eventos culturais.
A necessidade da reforma tornou-se urgente após vistoria da atual gestão, que encontrou o prédio em estado de abandono, com rachaduras, fiação exposta, mofo, tetos danificados, banheiros sem estrutura adequada e mobiliário deteriorado.