25/08/2022
Santa Cruz é certificado no programa "Município VerdeAzul"
O último dia do evento reuniu os municípios com notas acima de 80. Santa Cruz do Rio Pardo conquistou 91,20 pontos e ficou 11º lugar
O Programa Município VerdeAzul (PMVA), uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), finalizou a divulgação do Ranking Ambiental Paulista nesta quarta-feira (24), com a certificação dos municípios que se destacaram ao longo de 2021 pelos trabalhos na implementação de políticas públicas e ações sustentáveis. A grande vencedora foi Bragança Paulista, que conseguiu a primeira posição no ranking com uma nota de 97.52. Quem completa o top 10 são os municípios de Penápolis, São Pedro do Turvo, Guararema, Lençóis Paulistas, São José do Rio Preto, Salto, Itapira, Gabriel Monteiro e Socorro, todos com nota acima de 91,70 pontos.
“É muito gratificante observar os municípios se empenhando em adotar agendas mais sustentáveis e o Município VerdeAzul é a nossa forma de reconhecer o trabalho que essas cidades vêm fazendo ao longo dos últimos tempos, além de apoiar tecnicamente e compartilhar boas iniciativas” explica o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre. Além disso, durante a cerimônia também foi celebrada a iniciativa “Governador André Franco Montoro”, que concede honraria aos municípios melhores colocados em cada Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI). “Estamos muito orgulhosos de estarmos reunidos, e sobretudo homenageando, os municípios paulistas. Aliás este é o propósito do Programa Município VerdeAzul, externar o reconhecimento do Governo de São Paulo aos municípios, que fizeram a lição de casa e tem hoje uma boa gestão ambiental”, comentou Paulo Delgado, coordenador do programa. O PMVA deste ano aconteceu entre os dias 22 e 24, e foi dividido em três grupos que atingiram avaliação suficiente para serem qualificados como municípios sustentáveis por meio do programa. Ao todo 204 cidades receberam o certificado. “É uma honra receber essa premiação e ver que todos os esforços que fizemos para nosso ambiente e para os nossos munícipes realmente valeram a pena”, disse Amauri Sodré, prefeito de Bragança Paulista. Durante o evento também foi anunciado a atualização nos critérios para a classificação das cidades para o próximo ciclo. “Reconhecendo a importância do esforço das prefeituras, estamos focados no aperfeiçoamento do Programa Município VerdeAzul e vamos colocar metas para municípios de diferentes faixas populacionais e realidades distintas. Serão metas muito claras, alinhadas com a política do Estado”, confirmou o secretário Fernando Chucre. Sobre o Programa Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Para que um município seja qualificado, é necessário atingir a pontuação mínima exigida (40 pontos), considerando as notas obtidas nas 10 diferentes diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Participaram da solenidade Fernando Chucre, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente; José Amaral Wagner Neto, secretário executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente; Chico Sardelli, prefeito de Americana; Patrícia Iglecias, presidente da CETESB; Eduardo Trani, subsecretário de Meio Ambiente; Cassiano Avila, subsecretário de Infraestrutura e Paulo Delgado, coordenador do Programa Município VerdeAzul.