Santa Cruz fechou 2020 com 535 formalizações Microempreendedor Individual
[caption id="attachment_12860" align="alignnone" width="342"] Publicidade[/caption]
Flavia Serra (foto), agente de desenvolvimento durante atendimento, no Posto Sebrae Aqui
Como em todo o país o número de formalizações MEI (Microempreendedor Individual) em Santa Cruz do Rio Pardo foi expressivo. Tudo indica que essa tendência esteja relacionada a pandemia quando muitos perderam o emprego e optaram por empreender em algum negócio.
Ao longo de 2020, de acordo com dados cedidos pela prefeitura e posto Sebrae Aqui, são 535 formalizações.
O setor que mais teve o registro de formalização foi o de prestação de serviços voltado para construção civil, como os profissionais: pedreiro, pintor, Calheiro e eletricista. Outro segmento com destaque foi o vendedor ambulante de produtos alimentícios.
Com o aumento de formalizações, os números de atendimento no Posto Sebrae Aqui, localizado no prédio da ACE, também foram altos. No total de atendimentos entre formalização, baixa, alteração, declaração anual e parcelamento dos débitos foram 742.
Apenas em formalizações foram 228.
O MEI é um microempreendedor individual que fatura até R$ 81 mil ao ano. Este empreendedor pode contratar até 1 funcionário que deve receber um salário mínimo ou o valor do piso da categoria.
Este modelo de empresa tem como obrigação o pagamento mensal de tributos através do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e a realização da Declaração Anual todos os anos.
O Microempreendedor Individual tem ainda direito a diversos benefícios previdenciários.