Só regar basta? Saiba como prevenir o estresse térmico de suas plantas
Calor, radiação solar e ausência de nutrientes podem tirar a vitalidade do verde de sua casa
Um dos assuntos de maior impacto nas culturas agrícolas, o aquecimento global tem um reflexo considerável no cultivo de plantas, flores e hortaliças também dentro de casa. O “novo normal” das altas temperaturas, uma radiação solar incomum em estações antes mais amenas, exige um olhar mais atento na hora de preservar a integridade das queridinhas do lar.
E com o calorão, só uma rega mais constante basta? Não. Há outras técnicas que os lojistas da Ceagesp Bauru orientam aos seus clientes que coloquem em prática no período de seca e calorão.
Tomar todo cuidado com a umidade do solo e ainda ter um jardim em que as plantas parecem pedir por água pode ser um reflexo da condição extrema de calor a pleno sol. A “seca fisiológica” ocorre quando as folhas ficam murchas e parecem estar no seu extremo. A perda de água pelas folhas ocorre também pela intensa radiação solar e a temperatura do solo, quando a evaporação de água é maior.
Garantir a vitalidade das plantas requer algumas táticas. O uso de sombrites para aliviar a exposição do sol nos horários mais críticos é uma técnica infalível. Ajuda bastante também a adubação – que deve ser na medida certa para não causar o efeito contrário, principalmente pelo excesso de salinização. Se ainda assim a planta responder bem, é necessário uma sondagem mais cuidadosa sobre a possível presença de praga ou alguma doença.
Mas e a irrigação?
No calorão, as plantas precisam de todo cuidado com a rega. É só considerar que sua composição é de mais de 90% de água. Mas mesmo seguindo à risca estas cinco dicas que listamos, a sexta traz a maior lição de que nem tudo são flores:
1 - Devagar e sempre
Na hora de molhar o vaso, não vale despejar a água de uma vez. Deixe fluir devagar para que todo o substrato seja umedecido. Isso evita que a água transborde ou que vá direto para o fundo;
2 – Gota a gota
Aos poucos, você vai perceber que cultivar uma planta requer paciência em todos os quesitos. Por isso, a tática da garrafa é infalível, especialmente para quem fica mais tempo fora de casa ou planejou uma viagem. Colocar uma garrafa d’água cheia, de boca para baixo na terra vai evitar o ressecamento de sua planta;
3 – Tudo tem a sua hora
Para as plantas também. E alguns tipos requerem um cuidado ainda maior. A samambaia, por exemplo, jamais pode ser regada na hora mais quente do dia. Para acertar a mão, prefira horários menos quentes, de manhã ou ao entardecer. Isso evita também que a água evapore rápido;
4 – Mais água, por favor
Aplacar o calor com um banho refrescante. Para as plantas essa regra também é válida. Quando as pontas estiverem ressecadas, mesmo com a terra úmida, vale borrifar água nas folhas;
5 –Mais leve
Assim como preferimos roupas mais leves no calor, as plantas também querem se livrar do peso extra. Vale aquela atenção à poda e a extração de folhas secas. Elas vão respirar melhor;
6 – Não deu certo
Seguiu tudo à risca e as plantas continuam feias? Calma, você tem “dedo verde” sim, mas falta alguma coisa. Ou uma adubação, ou até mesmo plantar uma nova espécie mais adequada ao seu ambiente. Mas vale lembrar, toda planta precisa de luz para crescer com saúde.
Nem tão frágeis assim
Sim, as plantas sentem o peso das temperaturas escaldantes e fora de hora. Mas elas não são tão frágeis assim e têm uma tática inteligente de sobrevivência. Um estudo da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuáriatraz uma explicação prática do que ocorre. Nos dias mais quentes, as plantas tendem a fechar os poros das folhas, um mecanismo de defesa para reter água.
Esse processo garante a reserva também de elementos responsáveis pela fotossíntese, processo essencial para o armazenamento de energia celular essencial ao crescimento e produtividade da planta.
Consultoria especializada. E grátis
A CEAGESP Bauru realiza no fim do mês a 13ª edição da sua festa das flores, tradição que celebra a primavera. E os lojistas têm uma vasta experiência e oferecem toda a consultoria para quem quer aprender a plantar ou quem está com algum problema no seu jardim. E o melhor é que a troca de experiência é de graça. Se a pessoa gostar, pode sair ainda de lá com um novo integrante do lar, um vaso de planta, flor ou hortaliça plantado, irrigado e com toda orientação sobre adubação.
A CEAGESP em Flor recebe os visitantes das 9h às 20h na sexta-feira e no sábado, 25 e 26. Já no domingo, 27, dia de encerramento, o horário será das 9h às 14h. Em todas as suas dependências, a CEAGESP em Flor é pet friendly.