Revista

Finanças pessoais: Entrando 2017 no azul!

 

Tiago Albano/Economista

 

Com o fim de 2016 chegando já há muitas preocupações em relação ao planejamento financeiro para 2017.

Sabemos que nesse mês de dezembro, a chegada da segunda parcela do 13º salário podem impulsionar as vendas do comércio e consequentemente trazer aquele “boom” para a economia local.

Com todas essas expectativas não podemos esquecer que antes de gastar recursos é preciso verificar como anda nossa situação financeira, ou seja, se temos dívidas ou não. Caso há dívidas, o que é bem comum entre os brasileiros é necessário tomar muito cuidado antes de sair às compras. Cartão de crédito, cheque especial e outras despesas pessoais em atraso são os grandes “vilões” contra um bom planejamento financeiro.  A dica antes de ir as compras é pagar todas as despesas em atraso ou renegociá-las. Outro ponto importante para esse fim de ano é não gastar mais do que tem, fato que é desconsiderado por muitos.

2017 está chegando e com esse novo ano também chegam novas despesas como, por exemplo: IPVA, IPTU, matrículas e materiais escolares, gastos de fim de ano e outras despesas.

Antes de chegarmos em 2017, façam um bom planejamento e caso seja necessário use alguns recurso disponível como, uma parte do 13º salário, aplicações financeiras ou outras renda extras. Lembre-se que a preocupação financeira tira o sono de muitas pessoas. Reflita sobre esse assunto e tenha boas festas!!!!!!!!!!!!!!!

 

Dica de livro: Sobrou dinheiro ( lições de economia doméstica) , autor: Luiz Carlos Ewald. Editora Beltrand Brasil .

 

 

 

IAGRO B3: vale a pena investir em ações do agronegócio?

VER NOTÍCIA

Santa Cruz é a 5ª cidade que mais gera emprego na Citricultura

VER NOTÍCIA

Prejuízo dos produtores de soja na região pode chegar a R$ 100 milhões de reais

VER NOTÍCIA