02/02/2026

Área Azul implanta sistema de parquímetros em Santa Cruz

 

 

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, por meio da Secretaria de Turismo e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), informa que o município passará a contar com sistema de estacionamento rotativo pago, por meio da implantação de parquímetros em pontos estratégicos da região central da cidade.

A cidade conta com três parquímetros localizados: na esquina do Banco Itaú – Avenida Tiradentes; na esquina da Loja Castor – cruzamento da Rua Conselheiro Dantas com a Rua Euclides da Cunha; e na esquina da Val Calçados – Rua Euclides da Cunha.

Após a assinatura do contrato, a empresa responsável conta com o prazo de até 30 dias para iniciar o sistema. No momento, estão sendo realizadas a troca das placas de sinalização, a contratação da equipe e, na sequência, o processo de pintura asfáltica que demarcará as vagas. A previsão é de que a operação do estacionamento rotativo comece em aproximadamente 10 dias.

O funcionamento do sistema será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. O valor cobrado será de R$ 2,00 por hora, com opções de pagamento via Pix, cartão de débito e cartão de crédito. Também é possível baixar um aplicativo para realizar os pagamentos.

Durante o início da operação, os agentes convencionais estarão nos locais para orientar os motoristas, esclarecer dúvidas e auxiliar a população.

As vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência (PCD) permanecerão isentas de cobrança, desde que utilizadas dentro dos bolsões específicos para essas categorias. O tempo máximo de permanência nas vagas será de até duas horas, sendo obrigatória a utilização do cartão de identificação afixado no painel do veículo. Se o seu cartão já ultrapassou a data de vencimento, procure a Secretaria Municipal de Turismo para fazer a atualização – Avenida Ângelo Carnavale, s/n – Estação ou pelo telefone 14 3332-2309.

A implantação do estacionamento rotativo tem como objetivo organizar o uso das vagas, ampliar a rotatividade de veículos nas áreas de maior fluxo e facilitar o acesso da população ao comércio e aos serviços da região central.