27/08/2018

Atiradores de 1988 se reencontram para comemorar Dia do Soldado

 

 

Marcel Pilati

 

Vinte e Cinco de agosto, dia escolhido como o dia do soldado, aniversário de Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias (patrono do exército brasileiro), e  data é comemorada no Brasil desde 1923.

Com hino nacional, canções do exército, desfiles, e homenagens que solidificam na linha da história e nas memorias de cada brasileiro a importância e orgulho que faz ao entrar dentro de uma farda verde, ou camuflada.

Assim, não podia ser diferente ao grupo de, hoje senhores, ex-atiradores que comemoraram 30 anos de serviço militar.

Sim, Santa Cruz do Rio Pardo foi abrilhantada, por um grupo de ex-soldados, que em 1988, serviram com veemência. Ainda é possível fechar os olhos e ouvir a canção, e lembrar dos desafios, dos invernos, dos contos de terror, das risadas, e das brincadeiras.

O tempo passou, 30 anos, 360 meses, 8.640 horas aproximadas, não houve intemperes, não houve distância, não houve nível social, nem mesmo o tempo, pôde separar o grupo de jovens, que neste dia 25 reuniram-se para comemorar, a vitória.

A Vitoria de fieis soldados à fieis amigos, que gordinhos, carecas, grisalhos, magrinhos, cada qual dentro de sua característica única se reencontraram, se conheceram e reconheceram, entre apertos no peito, lágrimas e sorriso, num contentamento ímpar, fizeram o dia do soldado mais do que valoroso.

Não existiu barreira, para os homens de bem, não existiu barreiras que não fora quebrada, quando as palavras amizade, respeito, confiança, organização e sabedoria, se fizeram presentes, em propósitos únicos.

Vencer a barreira do tempo! Ultrapassar aquele que nos distanciaram, é como gritar no âmago da alma que tudo valeu a pena, e que a jornada continuará; sabendo que cada semente aqui lançada dera um fruto.

Com sabores ao que persistem, e ora dissabores daqueles que ficaram ao meio do caminho, hoje são lembranças.

“Tudo vale a pena se a alma não é pequena”, Vinícius de Moraes.

Assim, se resume as milhares experiências dentro de cada um, nesta data reunida, 25 de agosto de 2018.

Que continuemos essa marcha sendo fieis Soldados!