Centro Cultural Special Dog promove mais uma edição do evento “Grito de Carnaval”
[caption id="attachment_11527" align="alignnone" width="439"] Publicidade[/caption]
Aquecimento para a festa mais popular do País acontece no dia 14 de fevereiro a partir das 18h30, em frente à sede do CCSD
O Centro Cultural Special Dog promoverá no dia 14 de fevereiro, a partir das 18h30, mais uma edição do evento “Grito de Carnaval”. Composto por apresentações de alunos dos cursos de coral e de percussão, além de músicos do Centro Cultural, o aquecimento para a festa mais popular do País será gratuito e aberto ao público.
Às 18h30, terá início a matinê, ao som dos corais Infantil 1 e 2, além de sambas e marchinhas. “Esse momento será dedicado a toda a família, mas principalmente à criançada, que poderá dançar e brincar ao som das principais canções de carnaval”, comenta Juliana Manfrim, gestora cultural do CCSD. A partir das 20h, entrarão em cena os alunos do Coral Adulto e do Coral Jovem do Centro Cultural. “Essas turmas entoarão canções num repertório cheio de sambas antigos e as marchinhas, com toda a animação característica do evento”, completa.
A novidade desta edição serão os concursos de Melhor Fantasia e de Melhor Bloco. Todo o público presente poderá participar e será avaliado por uma equipe do Centro Cultural.
O repertório do “Grito de Carnaval” foi produzido com as lendárias marchinhas de carnaval brasileiras, que tiveram origem no final do século XIX, a partir das marchas portuguesas. Já no Brasil, o primeiro registro de “marchinha” foi a composição “Ó abra alas”, de Chiquinha Gonzaga, em 1889.
As marchinhas de carnaval consagraram-se entre as décadas de 1920 e 1960. Após esse período, entraram em declínio, mas nunca chegaram a desaparecer. “As letras escracham o ‘jeitinho brasileiro’, são divertidas e retratam os costumes e a história do país no século passado”, diz Juliana. Na edição deste ano do “Grito de Carnaval”, sambas de compositores consagrados serão entoados, como, por exemplo, “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil.